quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Quais são seus sonhos?


Talvez, neste momento, você tenha parado de sonhar e se transformado em alguém pessimista que olha ao redor e procura exemplos de pessoas que não deram certo. Você vê seu cunhado e comenta: "Ele não deu certo!" Observa o seu chefe e constata que a empresa quebrou. Analisa as estatísticas de desemprego e conclui: "Bom, pelo menos não sou só eu". E, no meio desse pessimismo, se esquece de seus sonhos. 
Chegou o momento de cultivar seus sonhos, recuperar a força de sua determinação infantil quando observava o casamento de seus pais e pensava: "quando eu casar, vai ser diferente". Agora é hora de sentir novamente aquele mesmo entusiasmo de quando olhava  sua professora e pensava:" Quando eu crescer, quero ser como ela, para ajudar as pessoas." Ajudá-las a sair de sua ignorância. Ajudar a transformar o mundo. Agora é hora de recuperar a força que você tinha quando brincava de boneca, conversava com sua filha e era uma mãe extremamente paciente, determinada, talvez muito diferente da mãe que você é hoje. Este é o momento de recuperar a força que você tinha quando via seu pai trabalhando, conseguindo as coisas, e pensava: "Ah, um dia, quando eu crescer, quero ser igual ao meu pai." Você queria realizar coisas muito maiores do que seu pai. Comece fazendo estas perguntas a si mesmo: 
  1. Quais eram seus sonhos de criança? (Descreva-os numa folha.) O que eu sonhava ser quando crescesse? Muita gente considerava meus sonhos "coisas de criança" e afirmava que era melhor eu esquecer.
  2. Quais são as pessoas que você admira? Escreva o nome daqueles que sempre admirou. O que eles realizavam? Quando você analisar o que admira em cada uma dessas pessoas perceberá que muitas tiveram uma infância pobre e que conseguiram, com perseverança e trabalho , construir o sucesso. Ao lado do nome da pessoa, escreva o que você admira nela.
  3. Se você pudesse começar tudo de novo, o que você faria? Eu sei o que você vai responder: "Eu já estou velho para isso. Nem sei mais por onde começar". Se você recomeçasse hoje, independentemente de sua profissão e de sua empresa, o que gostaria de fazer verdadeiramente? O que lhe deixa mais feliz? Quais são as conquistas que mais lhe realizariam?
É importante que você anote em um papel seus sonhos, seus objetivos na vida. Quais realizações darão à sua vida maior significado? Elas terão valor quando o momento chegar? Você poderá olhar para trás e dizer: "Vale a pena viver"?

"RELACIONAR-SE NO UNIVERSO É UMA TRANSAÇÃO QUE EXIGE INVESTIMENTO DIÁRIO."

Fonte: Sonhando e realizando, de Cesar Romão. Editora Mandarim - 
           Secretária Executiva - Editora Quantum 

Nenhum comentário:

Postar um comentário